Homenagem ao Pintor Jeronimo
"O que fizemos para nós mesmos morre conosco, o que fazemos para os outros e para a humanidade permanece e é imortal"
“Ciò che abbiamo fatto solo per noi muore con noi; ciò che facciamo per gli altri e per l'umanità rimane ed è immortale!"
Cerca de duas dezenas de artistas associaram-se à exposição de homenagem ao pintor bracarense Jerónimo, uma iniciativa solidária que resulta de uma parceria entre a ‘Galeria d’Arte Nímbus’, o jornal ‘Correio do Minho’ e a rádio ‘Antena Minho’. A mostra é inaugurada sábado, às 22 horas, na galeria que fica no n.º 510 do Centro Comercial Granjinho.
Além de homenagear o pintor Jerónimo, por muitos considerado o maior pintor do século XX do Norte de Portugal, esta exposição tem também uma vertente solidária, uma vez que as peças de arte oferecidas pelos artistas participantes serão leiloadas, revertendo o seu lucro integralmente para instituições de solidariedade social. “A exposição reúne peças de arte — pinturas, esculturas, cerâmicas e fotografias — da autoria de cerca de duas dezenas de artistas”, revela o galerista Manuel Araújo, proprietário da ‘Galeria d’Arte Nímbus’ e detentor do espólio do pintor que nasceu a 14 de Outubro de 1935 em Passos São Julião e faleceu a 28 de Dezembro de 2003.
Os artistas presentes são oriundos de oito concelhos da região, a que se juntam um artista fran-cês, um espanhol e um italiano.
As instituições que vão beneficiar com a solidariedade dos artistas e de quem adquirir as obras são as seguintes:- APECDA — Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas, com sede no lugar de Mazagão, na freguesia de Aveleda;- ATIP — Amigos da Terceira Idade de Palmeira, com sede na freguesia de Palmeira;- Lar D. Pedro V, instituição de solidariedade social localizada na Avenida Central, freguesia de São Lázaro.
Correio do Minho - 3 de Dezembro 2009